As 7 atrações imperdíveis de Belém

27 de janeiro de 2016 • América do Sul, Brasil, São Paulo

Hoje falaremos das 7 atrações imperdíveis de Belém e vou te dizer uma coisa, você não pode perder nenhuma delas se pretende visitar a cidade.

Nós acabamos de visitar Belém e fiz um post sobre 7 principais atrações da cidade. Programe-se bem para não deixar de conhecer nada, nós ficamos 4 noites, 5 dias e foi o suficiente para ver tudo com muita calma, afinal lá o sol é escaldante e também chove todo dia.

Leia também meu primeiro post, Belém e Radisson Maiorana.

1. Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Fiquei realmente muito surpresa com o esplendor da Basílica. Tão bonita quanto qualquer igreja que eu já tenha visitado fora do país, a Basílica de Nazaré foi inspirada na Basílica de São Paulo Extramuros, em Roma. Sua construção teve início em 1909 na era da borracha no Brasil, sendo que todo o material para a sua construção veio da Europa.

Em 1918 chega a Belém o Padre Afonso Di Giorgio que recebeu a igreja completamente crua e trabalhou em sua construção até o ano de sua morte, em 1962. Ele foi o grande incentivador e responsável pelo embelezamento da Basílica, conseguindo da Itália grandes recursos para sua finalização. Em 1923, a Igreja de Nazaré recebeu do papa Pio XI o título basilical e em 2006 o de Santuário.

Foi declarada Patrimônio Cultural da UNESCO em 2013.

A Basílica de Nazaré fica no centro do bairro de Nazaré e como nós ficamos hospedados a poucas quadras dela, nós fomos a pé.

Atrações de Belém - Basilica Nossa Senhora de Nazaré

Milhares de fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo vem visitar a Basílica e depositam seus pedidos em fitinhas nos seus portões.Atrações de Belém - Basilica de Nazaré

Atrações de Belém - Nossa Senhora de NazaréAtrações de Belém - Nossa Senhora de Nazaré

A festa mais esperada do ano em Belém é o Círio de Nazaré, que ocorre no segundo domingo de outubro e atrai milhões de fiéis, turistas e romeiros de todas as partes do mundo. Eu pessoalmente não recomendo essa época para se visitar Belém, a não ser que seja para pagar uma promessa importante. A procissão do Círio começa na Catedral de Belém e acaba na Basílica e pelo que soube é uma loucura. Ela é considerada a maior procissão católica do mundo!

2.  Complexo Ve-O-Peso

Visitar o Complexo Ver-O-Peso é uma loucura, a gente fica com vontade de comprar tudo, mas não dá, então, o negócio foi passear, tomar um suco e levar umas poucas coisas para casa como a farinha amarela, tapioca em grãos e umas lembrancinhas. Bem que gostaria de ter trazido sorvetes, frutas, castanhas, etc.

Agora vamos saber um pouco da história desse mercado tão popular do norte do país.

O mercado começou com a necessidade de acolher os peixeiros para a pesagem, venda e compra dos seus pescados, afinal lá, chove todo dia.  Foi então construída uma imponente estrutura de ferro pintado de azul, localizado às margens da baia do rio Guajará em 1901. E logo depois foram chegando diversos produtores de diversos tipos de produtos e foram se estabelecendo do lado de fora do mercado, o que o transformou na maior feira ao ar livre da América Latina.

Atrações de Belém - Mercado Ver-O-Peso

O buxixo e o vai e vem de pessoas começa em torno das 3:30 da manhã, quando os pescadores chegam com os pescados e com o açaí, mas negociações só começam às 5:00hs e terminam às 14hs, Já a feira livre do lado de fora do mercado funciona o dia todo e é muito divertida, porém, se você for visitar, recomendo que vá de manhã.

Se você quiser saber mais sobre a Feira do Acaí leia o post da Silvia do Matraqueando, mas já te adianto, você vai ter que literalmente madrugar para fazer esse passeio.

O Ver-O-Peso é responsável até hoje por abastecer as cidades vizinhas com peixes, ervas medicinais, castanhas, farinhas e até utensílios e pequenos móveis. Ele também é considerado o maior centro turístico de Belém.

Atrações de Belém - Mercado Ver-O-Peso

O interessante deste mercado, além claro, do desfile de frutas e verduras, é a seção das curandeiras e benzedeiras, nela elas receitam as melhores ervas contra mal olhado, encosto, pegar rapaz, afastar sogra, trazer o amado de volta. Até como curar dor de estomago, dor de dente, catapora e claro dar uma “benzida” de leve. Eu dei a maior bobeada, não me benzi, e olha elas tinham cara de ser das boas! Está ai um motivo para voltar (risos).

Atrações de Belém - Mercado Ver-O-Peso Atrações de Belém - Mercado Ver-O-PesoAtrações de Belém - Mercado Ver-O-Peso

Dica: Tome pelo menos um suco de cupuaçu bem gelado em uma das barradas da feira, eu tomei dois e comprei uma água, que é gênero de primeira necessidade em Belém. Nunca fique sem água na sua bolsa! Não esqueça de se “benzer”!

Se você pretende visitar Belém, reserve aqui mesmo seu hotel no Booking.com e me ajude a manter o blog.

Esse vídeo do Rodrigo Leitão você consegue ver bem o Ver-O-Peso:

3. Estação das Docas é  um complexo de arte, lazer e gastronomia bem pertinho do Mercado Ver-O-Peso. A Estação, como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial, o Amazon River, um ancoradouro flutuante capaz de aportar até 4 embarcações de 70 pés.

Atrações de Belém - Estação das Docas

Diariamente são realizados diversos passeios fluviais pela orla e ilhas de Belém, e foi nele que pegamos o nosso barco a convite do Radisson Belém e B4T Assessoria, para fazer um lindo passeio de fim de tarde. As fotos ficaram lindas!

Atrações de Belém - Tribo dos Kayapós

Na Estação das Docas você também vai encontrar diversos restaurantes com comidas e bebidas típicas e a famosa Sorveteria Cairu. Dica especial, tome vários sorvetes típicos do norte: cupuaçu, bacuri, tapioca, açaí (eu nunca tinha provado e amei). Nossa só de escrever o nome, aguei! Eles são deliciosos!

Atrações de Belém - Cairu

4. Complexo Feliz Lusitânia, localizado no bairro da Cidade Velha, faz parte do centro histórico revitalizado. O complexo abriga a Catedral Metropolitana de Belém, praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Corveta Museu Solimões, Forte do Presépio.Vale a pena conhecer.

O passeio deve ser feito a pé porque é todas essas atrações são perto uma das outras. Nós fomos de taxi até a Casa das Onze Janelas e andamos até o Mercado Ver-O-Peso.

Atrações de Belém -ForteAtrações de Belém - Casa das Onze JanelasAtrações de Belém

5. Outro passeio muito gostoso de fazer é visitar o Mangal das Garças que está localizado às margens do rio Guamá, em pleno centro histórico, o parque é resultado da revitalização de uma área de 40.000 metros quadrados no entorno do arsenal da Marinha. O espaço é bem interessante, ele possui um restaurante que fica lotado aos domingos, uma torre de observação, diversos viveiros e um borboletário lindo.

O Mangal das Garças fica pouco mais longe, aconselho ir de taxi.

Atrações de Belém - Mangal das GarçasAtrações de Belém - Mangal das Garças Atrações de Belém - Mangal das Garças - Borboletário Atrações de Belém - Mangal das GarçasAtrações de Belém - Mangal das Garças
6. Theatro da Paz , infelizmente não fomos, estava fechado, mas ele foi inspirado no Teatro Scalla de Milão, é o maior e mais antigo da Amazônia, pois foi construído em 1878 com recursos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha. Ele é considerado um dos mais luxuosos do Brasil.

7.. Remanso do Peixe – Não deixe também de almoçar neste restaurante que é comandado pelo Chef Thiago Castanho, eleito chef do ano pela terceira vez consecutiva. Sugestão: Caldeirada paraense, pato no tucupi, tiramisu de cupuaçu e sorvete de tapioca, vale a pena.

Eu não aluguei carro nesta viagem, todos os passeios e transfer in out eu fiz de taxi e não foi caro.

Não esqueça, se você vai viajar faça um seguro viagempois o barato sai muito caro, garanto. Digitando o código de janeiro – 15%2016  você vai receber o desconto de 15% no mês de janeiro.

Se você precisa de qualquer tipo de transfer, terrestre ou Aéreo em São Paulo, nosso parceiro a RP Transportes Executivos terá o maior prazer de atendê-los. Ligue: 11 3881.4684. Proteja suas bagagens com os lacres Sealbag.

Nosso parceiro H Commor tem as melhores tarifas para compra de várias moedas em espécie, visite o site deles ou ligue 11 2127.2814 e avise que é nosso seguidor.

Visite nossos instagrans @fastpassviagens @parasemprebelalá damos pequenas dicas imperdíveis. Use nas suas fotos do Instagram #fastpassviagens, #lux_guest_FPV, #parasemprebela e #psb.

Se você gostou da nossa reportagem, cadastre-se  para receber nossas publicações na sua caixa de e-mail em FIQUE ATUALIZADO, é super rápido!

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Você poderá gostar de:

Fique Atualizado

Insira aqui o seu e-mail para receber gratuitamente as atualizações do blog!
* = campo obrigatório

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *