Córdoba (Espanha)

Hoje vamos conhecer Córdoba – Espanha.

Você sabia que esta cidade já foi a mais populosa metrópole de sua época?Pois é, no século X, sob o governo do Califa Al Hakam, a cidade tinha mais de 900.000 habitantes, o triplo da população atual.

Ela também foi um importante centro da Península Ibérica durante a dominação romana, sendo posteriormente capturada pelos Visigodos no Século VI.

Mas, foi em 711, com sua conquista pelos muçulmanos, que começou o apogeu dessa cidade.

Em 1236 ela foi reconquistada pelos espanhóis, e aí começou seu declínio.

Como no resto da Andaluzia, as temperaturas por lá são altíssimas no verão, com média de 36 graus Célsius, tendo atingido 46,6 em 2005. No inverno, as médias caem para 15 graus, e na primavera e outono, estão em torno de 36 graus.

Eu recomendo que visitem a cidade na primavera ou no outono, mas eu fui em dezembro, bem no inverno.

Ela é Patrimônio Cultural declarado pela Unesco, sendo considerada o segundo maior centro histórico da Europa.

A Mesquita é o principal monumento da cidade, mas a Ponte Romana, o Alcázar dos Reis Cristãos, o Templo Romano, o Palácio Viana e o Bairro Judeu, também valem uma visita.

O Bairro Judeu, é um conjunto de vielas que data de antes do Século VIII, durante o período do califado. Calce um par de sapatos confortáveis e se perca por lá. A maioria das casas é adornada com vasos multicoloridos e lindos balcões de ferro fundido.O Palácio e Museu Viana, além de carruagens, pinturas, murais, possui belíssimos jardins. Infelizmente como foi no inverno, as fotos não fazem jus a beleza destes dos locais.O Alcázar dos Reis Cristãos, foi erguido por Afonso XI sobre um uma casa de banhos árabe, e foi o centro da Inquisição Espanhola por 3 séculos. Seus jardins são lindos, e a vista de suas torres é espetacular.A Mesquita/Catedral é o ponto alto da visita à cidade e é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos da Espanha.As colunas em branco e vermelho formam um enorme labirinto constituído de 16 diferentes alas. São 856 pilares de um total de 900 que originalmente existiram. Cada um vem de diversas épocas e povos. Existem até pilares que vieram do Egito, verdade!

Quando da Reconquista pelos espanhóis, a Mesquita foi transformada em Catedral e dizem que perdeu parte da harmonia arquitetônica original.

Pode ter perdido, mas continua espetacular, garanto!

Córdoba realmente é uma cidade encantadora e vale a visita.

Leiam também:
Afonso XII – Leia o post Sevilha
Costa Brava
Hospes Palácio Del Bailio – Córdoba
Ilhas Canárias – Tenerife

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 pensamentos em “Córdoba (Espanha)”