Peculiaridades da Itália

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Antes de adotar o Euro como moeda, o país usava a Lira italiana.

O governo italiano para combater a sonegação de imposto, proibiu qualquer operação em dinheiro maior que mil euros!

A região da atual Itália foi habitada por diversos povos: celtas, sardos, etruscos, gregos, latinos etc. A mais importante cultura foi a romana (latinos), seguida da estrusca e da grega.

Havia diversas colônias gregas ao sul da atual Itália. Os gregos chamavam a região de Magna Grécia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A maior parte da população italiana, 87% é católica. Outros grupos religiosos são, cristão ortodoxos, gregos ortodoxos e protestantes.

Você sabia que 50% dos Argentinos e Uruguaios tem descendencia italiana e que os brasileiros dependendo da estatística tem 15% a 25%! Quem sabe você não consegue um passaporte italiano? Pesquise!

A Itália é dividida em 20 regiões: Abruzzo, Basilicata, Calabria, Campania, Emília-Romanha, Friuli-Venezia Giulia, Lácio, Ligúria, Lombardia, Marche, Molise, Piemonte, Puglia, Sardenha, Vale d’Aosta, Toscana, Trentino-Alto Ádige, Úmbria, Sicília e Vêneto.

As regiões mais populosas são: Lombardia, Campania, Lácio, Sicília, Emília-Romanha e Toscana.

mapa-de-regioes1

Os santos católicos italianos mais conhecidos no Brasil: São Benedito, Santa Cecília, São Francisco de Assis, São Francisco de Paula, São Genaro, Santa Inês, Santa Madre Paulina (que, apesar de ter nascido na Itália, viveu no Brasil), Santa Rita de Cássia, Santa Rosa de Viterbo (que dá nome a uma cidade do estado de São Paulo) e São Tomás de Aquino.

san-francisco-de-assis

Enquanto o brasileiro tem o costume de comer pão francês no café da manhã, os italianos gostam de comer brioches. O brioche é uma espécie de pão doce recheado com creme.

brioche

O Panettone surgiu em meados do século XVII na região da Lombardia. Existem inúmeras versões para a sua origem. Uma das mais aceitas é a do padeiro Toni de Milão. Toni preparou um pão com massa doce e leve, acrescentou frutas e passas e começou a vendê-lo pela cidade. Foi daí que nasceu o Pane Di Toni, que mais tarde passou a chamar-se panettone.

Os antigos hebreus, babilônios, fenícios e árabes já comiam alimentos parecidos com a pizza. Em relação à pizza moderna, ela foi criada em 1889 pelo pizzaiolo Raffaele Esposito durante uma visita do Rei Umberto I e da Rainha Margherita a cidade de Nápoles. O nome, portanto, é uma homenagem à rainha. A Margherita possui as cores da bandeira italiana: verde (manjericão), branco (mussarela) e vermelho (tomate).

pizza-margherita

Você sabe a diferença do risoto feito com o arroz carnaroli do arbório? O carnaroli tem mais amido, é fino e comprido e mantém melhor a sua forma durante o cozimento, por isso o risoto fica mais cremoso! O carnaroli é conhecido como o “arroz rei”.

A legítima mussarella campagna, em italiano, mozzarella italiana é produzida com leite de búfala e é um produto DOP.

O porco do qual é feito o maravilhoso “presunto de parma” é alimentado com o soro do leite usado para fazer o parmesão.

O limão que você vê aos montes na costa amalfitana, chama-se sfusato, ele é IGP! O que é IGP?

limao

IGP – Indicazione Geografica Protetta – Indica uma marca de origem, atribuída pela união Européia a produtos agrícolas ou alimentares que tenham uma determinada qualidade, que depende de uma origem geográfica. Exemplos, o limão sfusato, aceto balsâmico de modena e laranja vermelha da Sicília e muito mais.

DOP – Este selo é de produtos feitos, processados e produzidos numa região geográfica específica. Estes certificados só são conseguidos após um longo processo de pesquisa. Exemplos, o manjericão genôves, catiocavallo silano, queijo fontina, o gorgonzola, grana padano, parmigiano reggiano, diversos óleos extra virgem a exemplo do Planeta.

Apesar de ter nascido há mais de dois mil anos, a mortadela é considerada o mais legítimo embutido italiano. Ela é feita da paleta do porco, a mortadela bolonhesa é considerada a mais autêntica, IGP.

mortadela

O filme O Feitiço de Áquila, de 1985, foi gravado na cidade de Áquila, região de Abruzzo!

A Itália foi o país que ganhou o maior número de “Oscars” de língua estrangeira.

Os meses do ano em italiano são parecidos com os da língua portuguesa: Gennaio, Febbraio, Marzo, Aprile, Maggio, Giugno, Luglio, Agosto, Settembre, Ottobre, Novembre e Dicembre. Os dias da semana são diferentes. Veja: Lunedi, Martedi, Mercoledi, Giovedi, Venerdi, Sabato e Domenica.

A bandeira nacional da Itália é chamada de “tricolor”. Distribuidas em faixas verticias de igual dimensão, as cores da bandeira são verde (que significa Liberdade), branco (Igualdade) e vermelho (Fraternidade).

bandeira

O Brasil foi um dos países que mais receberam imigrantes italianos. Calcula-se que mais de 25 milhões de brasileiros tenha origem italiana, a maioria de imigrantes vindos das regiões do Vêneto, Campagnia, Calábria, Lombardia e Abruzzo.

A seleção italiana jogou cinco vezes contra o Brasil em Copas do Mundo. Foram duas vitórias, duas derrotas e um empate.

Bom dia para todos!

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 pensamentos em “Peculiaridades da Itália”