Veneza

Para comemorar o mês dos Namorados um post especial, Veneza!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Desde de pequena queria muito conhecê-la.

Me lembro de assistir no Fantástico muitas reportagens sobre a cidade.

Claro que o que mais chamava minha atenção é que ela estava afundando, aí pensava, droga queria tanto conhecer antes dela desaparecer! Engraçado, me lembro exatamente da minha carinha de raiva!

europa_13102004-094-espichado1

Muito tempo passou, Veneza não afundou, e eu a conheci no meu aniversário de 40 anos.

Me lembro exatamento da minha chegada em Veneza!

O dia estava ensolarado, fazia um pouco de frio e o sol reluzia na água, o que tornava tudo ainda mais bonito. Entramos pelo Grand Canal com um water taxi que nos levou até o nosso hotel. Durante todo o caminho pudemos apreciar toda a silhueta dos prédios de Veneza e o vai e vem das embarcações.  Era tudo tão diferente, parecia que tínhamos chegado em outro mundo!

DCF 1.0

Desde aquela data, já visitei a cidade cinco vezes e espero visitar muito mais!

Deu para reparar que gosto muito de Veneza, não é?

Ela é uma a cidade simplemente deslumbrante, os canais, suas gôndolas, seu povo, sua história, suas casas, a comida, suas tradições, tudo é único.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Veneza é uma cidade e comuna italiana da região do Vêneto, província do nordeste de Itália. Tem cerca de 271 000 habitantes e é conhecida pela sua história, canais, museus e monumentos. A comuna de Veneza estende-se por uma área de 412 km², incluindo as ilhas de Murano, Burano e outras na lagoa de Veneza.

Veneza

A cidade foi formada num arquipélago da laguna de Veneza, no golfo de Veneza, no noroeste do mar Adriático. Tornou-se uma potência comercial a partir do século X, quando sua frota era uma das maiores da Europa. Foi uma das cidades mais importantes do continente, com uma história rica e complexa e um império de influência mundial, comandado pelos Dodges, os líderes da cidade.

europa_13102004-034

O patrono da cidade é São Marcos (festa em 25 de abril). A festa do povo do Vêneto é celebrada em 25 de março, data da fundação da cidade.

Ela é Patrimônio da Humanidade, título que foi concedido pela UNESCO. Dos muitos monumentos e locais turísticos existentes, destacam-se a imponente Basílica e a Praça de São Marcos, a famosa Ponte do Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588 segundo projeto de Antonio da Ponte, a Ponte dos Suspiros, o Palácio dos Dodges e numerosas igrejas e museus.

europa_13102004-005europa_13102004-021DCF 1.0OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Entre os diversos museus da cidade, vamos destacar o Museu Peggy Guggenheim. Peggy Guggenheim, cujo nome verdadeiro era Marguerite, foi uma das colecionadoras mais destacadas do século XX. Seu tio era o Salomon R. Guggenheim, fundador do conhecidíssimo museu em Nova York. Peggy adquiriu, entre 1938 e 1979, obras dos artistas contemporâneos importantes, como Pablo Picasso, Georges Braque, Fernand Léger, Vasili Kandinsky, Paul Klee, Marc Chagall e Kurt Schwitters.  Sua coleção, que após a sua morte passou para a fundação Salomon R. Guggenheim, pode ser visitada desde 1949 no Palácio dos Leões, em Veneza. Vale a pena!

DCF 1.0DCF 1.0

Santa Maria della Salute (Santa Maria da Saúde) é uma das Basílicas de Veneza, está localizada na Punta della Dogana (Ponta da Alfândega). Foi construída pelos habitantes venezianos para comemorar o fim da peste que em 1630 dizimou grande parte da população. O interior da Basílica é bonito, porém à noite seu exterior iluminado é simplesmente, maravilhoso!

europa_12102004-064

Veneza é ainda famosa pelas suas festas internacionais, como o Festival de Cinema e a Bienal de Artes, pela Regata Histórica, que ocorre no primeiro domingo de setembro e pelo seu Carnaval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A cidade é extremamente romântica, você pode fazer passeios de gôndola, de dia ou de noite, jantar a luz de velas em um dos muitos restaurantes de frente para o Grand Canal, tomar um espumante ou simplesmente um capuccino, ao som de violinos na Praça de São Marco, irressistível, não é?

DCF 1.0DCF 1.0

Veneza é lotada durante o dia, à noite melhora muito, é uma delícia, tudo fica vazio, nem parece a mesma!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Compras em Veneza, interessante!

Cristais de Murano jamais podem faltar em sua mala na volta de uma viagem a Veneza, é claro. Nunca deixem de trazer algo de lá. Eu tenho gôndola de cristal, o casal de eternos namorados, os corações vermelhos da foto e outras mil coisas pequenas. Medalhas, colares de coral, turquesa, olho de tigre, relógio, prendedor de livro, chaveiro, imã de geladeira. Só não comprei as máscaras  e me arrependo.  Pronto, achei um motivo a mais para voltar!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma das coisas mais típicas para se fazer em Veneza é alimentar os pombos na Praça de São Marco!

Em 2004 levamos a Carolina, nossa filha, para conhecer Veneza, e claro fomos à praça alimentar os pombinhos.  Ela não é muito chegada em passarinhos, não queria nem chegar perto! Depois de um certo incentivo da nossa parte, é claro, ela resolveu ir, vejam as fotos, estão ótimas! A praça inteira parou para olhar, foi muito engraçado, parecia o filme Os Pássaros! Mas não se preocupem, ela se divertiu!

europa_13102004-136

europa_13102004-142

Hotéis, não faltam em Veneza, eu pessoalmente aconselho que você se hospede na própria cidade. Nada de ficar em Veneza Mestre! Afinal quantas vezes você irá voltar? Existem mais de 100 hotéis, que em determinadas épocas do ano fazem boas promoções.

Dica: Uma opção de hospedegem na cidade, com bom custo/benefício é o Hotel Best Western Bisanzio, do lado da Ponte dos Suspiros. Nos hospedamos nele na nossa primeira visita na cidade. Os quartos eram limpos, grandes e bem confortáveis e continuam assim até hoje!

DCF 1.0

Se você quiser ficar em hotéis melhores opte pelas cadeias, Leading Hotels of The World, seus hotéis são: Bauer Hotel, Luna Hotel Baglioni e Cipriani & Palazzo Vendramim ou pela Starwood Hotels, The Gritti Palace, Hotel Danieli, Westin Europa e Regina,todos considerados espetaculares!

gritti-palace

cipriani2

Curiosidades: Nasceram em Veneza os Papas Gregório XII, Eugênio IV, Paulo II, Alexandre VIII, Clemente XIII e Pio X, além de numerosos artistas e arquitetos, Antonio da Ponte (Ponte de Rialto) Tintoretto e Canaletto. No campo da música,  Antonio Vivaldi.

Veneza é a cidade dos eternos apaixonados! Seja um deles!

Leia também:

Menu Dia dos Namorados Veneziano

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

11 pensamentos em “Veneza”