A História de Jesus

Hoje, dia 25 de dezembro, é realmente uma data importante para mim, por isso resolvi contar um pouco sobre a vida de Jesus.

Este post está ilustrado com fotos da minha viagem a Israel onde visitamos os locais sagrados onde ocorreram as passagens da vida de Jesus. Eles estão espalhados por Jerusalém, em Israel e Belém, na Palestina. Os conflitos seculares não cessaram, se antes eram romanos e cristãos, agora são judeus e palestinos.

Conhecer os lugares sagrados envolve atravessar o muro que separa Jerusalém de Belém. Todos os lugares são disputados por cristãos, muçulmanos e judeus. Alguns por diferentes ramos de cada igreja, como a Basílica da Natividade, que pertence à Igreja Ortodoxa, Igreja Armênia e à Igreja Católica. E às vezes elas brigam entre si por disputas na Basílica!

Toda essa confusão está contida numa área de 70 km de largura por 300 de comprimento, menor que o estado do Rio de Janeiro!

Mas, voltando ao assunto, para saber toda a história precisamos visitar três países, Jordânia, Israel e a Palestina.santa-ceiaSegundo o Novo Testamento, Jesus nasceu em Belém, uma cidadezinha localizada oito quilômetros ao sul de Jerusalém, era filho do carpinteiro José e de uma jovem chamada Maria, que o concebeu sem perder sua virgindade.

Os evangelhos de Lucas e Mateus afirmam que Jesus nasceu “perto do fim do reino de Herodes”. O texto de Lucas afirma que a anunciação aconteceu em Nazaré, onde José e Maria viviam, mas eles foram obrigados a viajar até Belém.

Hoje, o que se sabe de concreto sobre Jesus é que ele nasceu na Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antíbas.

As fotos abaixo são da Igreja da Natividade na Palestina, aonde pudemos visitar a manjedoura e ver no chão a Estrela de Davi, que indicava que o Salvador havia nascido.OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERATudo nela é diferente, o ar, o cheiro, as luzes, as preces que lá são ouvidas, e a expressão no rosto de quem a está visitando. OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAUma verdadeira multidão aguarda para descer e poder ver o local onde o Menino Jesus nasceu. Demora um pouco, mas vale cada segundo.OLYMPUS DIGITAL CAMERAPara se chegar lá, descemos por uma estreita e movimentada escada. O local é bem cheio, mas a paz é imensa.OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAE quando finalmente chegamos à manjedoura ficou muito difícil segurar a emoção. É fantástico.OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAAgora vamos saber um pouco da vida de Jesus. Segundo nosso guia, um palestino cristão, Jesus teve duas irmãs e quatro irmãos: Tiago, Judas, José e Simão.

A Bíblia não fala quase nada sobre a infância e a adolescência de Jesus, com exceção de uma passagem em que, aos 12 anos, numa visita ao Templo de Jerusalém durante a Páscoa, seus pais o encontram discutindo teologia com os sábios nas escadarias do templo do monte. É quase certo, porém, que ele cresceu em Nazaré.

Jesus falava certamente o aramaico, a língua corrente da Palestina e, provavelmente, entendia o hebreu por ter tomado lições na sinagoga e por ler a Torá. Segundo o que nos falaram, o menino Jesus era travesso, capaz de dar vida a figuras de barro para impressionar os colegas.

Aos 30 anos, Jesus se fez batizar por João Batista nas margens do rio Jordão. Segundo a Bíblia, durante o batismo, João reconhece Jesus como o Messias. Há registros históricos da existência de João Batista.OLYMPUS DIGITAL CAMERADecidido a cumprir sua missão na terra, Jesus dirigiu-se então para a Galiléia, onde recrutou seus primeiros discípulos entre os pescadores do lago Tiberíades. Passou a viver com seus primeiros seguidores em Cafarnaum, cidade de pescadores próxima do lago de Tiberíades.

Por dois anos Jesus pregou pela Galiléia, Judéia e em Jerusalém, proferindo sermões e contando parábolas. Segundo a Bíblia, realizou 31 milagres, incluindo 17 curas e seis exorcismos. Alguns dos mais famosos são a ressurreição de Lázaro, a transformação de água em vinho e a multiplicação dos peixes.

Depois de viajar por quase toda a Palestina, Jesus parte para cumprir seu destino. Durante a semana da Páscoa, o principal evento religioso do calendário judeu, Jesus entra em Jerusalém montado num burro e atravessando a Porta Maravilhosa.

Esse foi, certamente, um ato deliberado de provocação aos sacerdotes do Templo e à elite judaica. Jesus faz exatamente o que o profeta Zacarias afirmava na Torá que o messias faria ao chegar.

Na quinta-feira, percebendo que o cerco apertava, os apóstolos celebram com Jesus a última ceia. Durante a ceia, Judas levanta-se para trair seu mestre – ou, como alguns sugerem, para cumprir uma ordem dada pelo próprio Jesus. A captura acontece no Jardim do Getsêmani, onde Jesus e seus discípulos descansavam no caminho para Betânia, onde ficariam hospedados.santa-ceiaOLYMPUS DIGITAL CAMERALevado para o Sinédrio, o Conselho dos Sacerdotes do Templo, Jesus reafirma sua missão divina e é condenado. Existem provas da denúncia de Caifás a Pilatos.

Na manhã de sexta-feira, na residência do prefeito Pôncio Pilatos, Jesus é condenado à morte. Ele atravessa as ruas de Jerusalém carregando sua própria cruz e é crucificado entre dois ladrões. Este caminho que Jesus percorreu é chamado de Via Crusis ou Via Dolorosa.OLYMPUS DIGITAL CAMERAE finalmente, no morro do Calvário, localizado ao lado de uma pedreira, Jesus foi crucificado. E aqui estou eu, nesta igreja lindíssima que foi erguida no local e que é chamada Igreja da Ressurreição.

Onde é possível passar a mão aonde a cruz de Jesus foi fixada, rezar ao lado da pedra onde ele foi ungido e finalmente entrar no túmulo, orar e acender uma vela.OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAFeliz Natal, que o dia de todos seja abençoado!

Leiam também, Minha História de Natal.

Beijos

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

12 pensamentos em “A História de Jesus”