Vamos conhecer a Bucólica Kroměříž, na República Tcheca?

Hoje, novamente temos o prazer de receber Roberta Clarissa Leite da República Tcheca, com mais uma reportagem super interessante.101_2155

Hoje ela vai nos levar para conhecer a cidade de Kroměříž.

São onze cidades na lista da UNESCO que pertencem ao mesmo país, a República Tcheca. Se você já visitou a mais famosa da lista, sua capital Praga, entregue-se ao encanto das outras que merecem também sua visita.

Kroměříž é uma delas, situada há 270km de Praga. Um dia é suficiente pelo menos para conhecer os pontos mais atrativos desta pequena cidade da Moravia, se você não se importar com as três horas de viajem de trem. Para os apaixonados por história dois dias é mais vantajoso, assim você pode visitar os cômodos do Palácio dos Arcebispos e ter um contato mais aprofundado com a história da fundação e desenvolvimento da cidade.

Você não hesitará também em visitar o Castelo Kroměříž e seu grande parque ao redor, o Jardim de Flores e parar para um café na sua praça principal. O filme Amadeus, dirigido pelo diretor tcheco Milos Forman (radicado no EUA), teve cenas gravadas em Kroměříž.

Castelo Kroměříž

As primeiras construções da cidade datam do século XV e teve sua história unida à residência de bispos. São prédios barrocos e góticos que você encontrará espalhados pelas ruas desta bela cidade medieval. A praça principal é um grande pátio de onde você já sente a atmosfera com pubs, restaurantes e torres das igrejas e o castelo próximo.

_DSC0244

O LUXO DO PALÁCIO DOS ARCEBISPOS

O Palácio dos Arcebispos  está aberto à visitação desde 1950 e mantém sua decoração como no tempo em que a aristocracia europeia desfrutava de sua moradia. Está na lista da Unesco desde 1998. É um grande prédio aberto à visitações e um grande parque em sua área com o Jardim de Flores, dois labirintos, uma rotunda e uma seleção de esculturas de onde se tem a vista mais bela do jardim.

palacio dos arcebispos

A visita no interior do palácio inclue passeios guiados pelo Salão de Caça, Salão Czar (usado pelo czar Russo Alexandre III), Velha e Nova Bibliotecas, Rose Lounge além do Salão do Trono.  A visitação é aberta todos os dias, com exceção dos domingos, a partir das 9 da manhã.

JARDIM DAS FLORES

Gaste horas explorando o Jardim da Flores que circunda o palácio, o melhor período é na primavera(meses de abril a junho) estação que você verá um colorido muito atrativo. São 64 hectares onde você verá um belo arranjo de jardinagem que decora parte da vista. Foi construído por dois arquitetos italianos, Filibert Luches e Giovanni Pietro Tencalla.

jardin das flores

Se você estiver com crianças uma boa dica é passear ou “se perder” pelos labirintos próximos ao jardim, eles são recortados por conjuntos de serbes.

_DSC0226

Na parte final do jardim há uma galeria de esculturas e ao lado uma escadaria com acesso livre para os visitantes subirem. É uma passarela de onde é o melhor lugar para fazer as fotos porque você avista parte do jardim e a Rotunda que fica no centro.

_DSC0207

_DSC0213

Saindo da área do palácio, situada em um dos lados da Grande Praça Kroměříž, há a prefeitura. O prédio foi construído entre os anos de 1550 e 1611, a sua  torre é aberta à visitação. São 40 metros de altura de onde você é testemunha de uma vista panorâmica do centro histórico da cidade.

JÁ PROVOU A CERVEJA TCHECA?

É perto da prefeitura que você encontra a maior parte dos restaurantes e pubs. Há venda de vinho local em algumas adegas. Mas o forte é a cerveja, até porque você está na República Tcheca. O país está no rank dos maiores consumidores mundiais da bebida, e não é por acaso, o conhecimento na produção é secular e os sabores são aprovados por locais e turistas. A cerveja Cerný Orel tem fabricação local, é um ótimo momento para você provar a cozinha tcheca com seus fortes sabores.

Como entrada você pode saborear as sopas, sempre presentes no cardápio. Carne de porco, linguiças picantes e pães são comuns para serem saboreados com a cerveja. Aventure-se no gosto do knedlík, acompanhamento tradicional feito de farinha de trigo ou de batatas, servido em rodelas para serem imersos nos molhos nos pratos com carne.

knedlík

Lembre-se que para viajar até a República Tcheca turistas brasileiros são livres de visto para um período de até 90 dias. É importante ter um seguro viagem, passaporte válido por 180 dias, comprovante de estadia. O que você poderá fazer aqui mesmo neste blog, no link da Real Seguros, do lado esquerdo. O país é um dos Estados-membros do Tratado de Schengen, faz parte da União Européia desde 2004, mas a moeda local não é euro, é a coroa tcheca, facilmente trocada em casas de câmbios ou agências bancárias, estas últimas com taxas menores.

E você, já visitou este belo país do Leste Europeu?

Mais informações sobre a cidade http://www.zamek-kromeriz.cz/en/

Leia também:

Praga – Diversão também para crianças

Reportagem e Fotos: Roberta Clarissa Leite

by Maria do Carmo Veras, Fast Pass Viagens
Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

7 pensamentos em “Vamos conhecer a Bucólica Kroměříž, na República Tcheca?”